Há diversas doenças que afetam o plano nasal (nariz) do nossos bichinhos. Algumas se desenvolvem a partir de infecções fúngicas ou bacterianas, mas outras podem ter o clima como vilão Éé o caso da dermatite solar, que é causada pela exposição excessiva aos raios solares.
Ao expor o animal excessivamente ao sol, áreas mais sensíveis, como é o caso do focinho, desenvolvem um processo inflamatório que pode se espalhar pelo corpo e evoluir para quadros mais graves, com a despigmentação da cor e o surgimento de feridas.
Além despigmentação, a área nasal do animal pode apresentar crostas (casquinhas), perda de pelo e infecções secundárias.
Assim como para humanos, é importante evitar a exposição excessiva do bichinho aos raios solares, especialmente em horários de maior incidência. Você pode ainda fazer uso de um protetor solar potente e específicos para animais.
Sim. Por questões genéticas, algumas raças são mais suscetíveis. São elas:
– Husky Siberiano
– Akita
– Collie
– Pastor Alemão
O diagnóstico da dermatite solar é realizado por um Veterinário, colhendo amostras para exames clínicos. Da mesma forma, é esse profissional, a partir do resultado dos exames, quem indicará o tratamento mais adequado.
Se está com dúvidas sobre a dermatite solar, deixe sua pergunta nos comentários! Será um prazer lhe ajudar!
Abraços.
Muito escuto de proprietários nas consultas ou nos bate papos do dia-a-dia que desconhecem…
A caspa (termo correto= escamas) é um problema dermatológico muito comum na pele de cães…
Uma das doenças mais alarmantes no país, que traz muita insegurança e vulnerabilidade aos animais…
Recentemente foi lançado pela indústria farmacêutica veterinária um novo medicamento para a enfermidade dermatite atópica…
O tema hoje abordado pode já ter assustado muitos tutores de gatos, devido ser uma…
Sintomas da Dermatite Atópica [sinais clínicos + diagnóstico] Pessoal, Mais um vídeo sobre Dermatite Atópica,…