Que tal conversar sobre um assunto que deixa muitos proprietários com a pulga atrás da orelha? Estou falando da proteção dos nossos bichinhos contra aos ectoparasitas.
Em especial, falaremos sobre algumas maneiras práticas e eficazes de evitar pulgas nos cães e gatos. Alguns cuidados, aliados as medicações adequadas, permitem um controle e uma prevenção contra a presença desses visitantes indesejáveis. Confira!
Como evitar a temida pulga?
Faça a Limpeza frequente dos jardins e pátios para diminuir a população de pulgas. Podem ser utilizados produtos químicos destinados a essa finalidade, mas deve-se ter um especial cuidado na manipulação e impedir que os animais tenham contato com a substância.
Pulga são difíceis de serem eliminadas. Por isso, mantenha o interior de sua casa limpo. Use o aspirador de pó e descarte o saco do interior do aparelho logo após o uso. Se o animal frequenta também o carro, ele deve ser igualmente higienizado e aspirado com frequência.
Use medicamentos específicos para pulgas. Há no mercado várias opções, por administração oral, spot-on (específicos para aplicação na região da nuca, que são absorvidos pela pele) e shampoos antipulga. As medicações orais impedem o ciclo da pulga e são uma ótima opção,principalmente em animais que convivem com crianças. Mas atenção: procure um Médico Veterinário para saber qual o melhor produto para o animal. Não se pode esquecer que são medicações e podem haver efeitos adversos.
imagem: wikihow
As medicações spot-on são ótimas para cães que amam se molhar na chuva ou piscina, pois o produto cria uma barreira na pele do animal. A utilização do produto é embasada no peso do animal, e se usada deforma incorreta pode até mesmo envenenar o bichinho.
Os shampoos são opções baratas, mas não fornecem uma proteção a longo prazo. Podem ser utilizados aliados as outras ações de combate.
Ficou com dúvidas sobre como combater as pulgas? Não hesite e escreva nos comentários!
Abraços!
Não esqueça de curtir nossa FAN PAGE!Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Sintomas da Dermatite Atópica [sinais clínicos + diagnóstico] - 21 de novembro de 2017
- #vídeo1: Descubra tudo sobre Dermatite Atópica e Coceira em Cães e Gatos - 12 de novembro de 2017
- Dermatite atópica em cães [guia completo + tratamento + orientações] - 16 de agosto de 2017