Sarna demodécica: saiba como como tratar seu pet

A temida Sarna Demodécica!

Receber o diagnóstico de que seu bichinho amigo tem Sarna Demodécica não é fácil.  Muitas vezes, o proprietário não aceita, rejeita… Isso porque a doença não tem cura, apenas tratamento para amenizar os sintomas.

No entanto, o animal com Sarna Demodécica, quando tratado adequadamente e com avaliações clínicas periódicas, pode conviver com outros animais e ter uma boa qualidade de vida.

Mas o que fazer se meu pet  tem Sarna Demodécica?

Antes de tudo, é importante você solicitar ao veterinário que explique detalhadamente como a doença se desenvolve no paciente.

demodex sppA Sarna Demodécica é também conhecida como Demodiciose, sarna negra e sarna folicular. É uma dermatopatia muito comum, resultante da proliferação do ácaro Demodex spp. O ácaro vive na raiz dos folículos pilosos de cães saudáveis e o desenvolvimento da doença está relacionada com a imunossupressão do animal (redução da atividade do sistema imunológico).

Não é comprovado a predileção por gênero (macho ou fêmea) nos casos de Sarna Demodécica. A baixa no sistema imunológico dos animais que desenvolvem a doença é muito estudada e alguns fatores estão relacionados com o desenvolvimento da doença, como má nutrição, neoplasias, hiperadrenocorticismo, estresse e ciclo estral (cio).

Clique Aqui para Agendar uma Consulta

E como tratar a Sarna Demodécica?

Cada caso tem suas peculiaridades. Na avaliação do animal como um todo, cada paciente vai ser tratado com medicações específicas. No entanto, antibióticos e acaricidas são utilizados na maioria dos casos. Há muitas opções de medicamentos disponíveis no mercado, como soluções para melhorar a pele e manipulações fitoterápicas que auxiliam a hidratar e revigorar a pele.

Ficou com alguma dúvida sobre a Sarna Demodécica? Deixe seu comentário!

Não esqueça de consultar um Dermatologista Veterinário 

Abraços!

The following two tabs change content below.
Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.
8 Comments
  1. Reply
    JIDALVA GOMES DA SILVA 30 de outubro de 2016 at 12:53

    Bom dia , Tenho uma shitzu de 3 meses e desde que a compramos ela chegou com uma coceira já levamos em 3 veterinários , fez exames mas não foi encontrado nada um dos veterinários disse que ela tem alergia tratou com corticóide e melhorou mas agora voltou outra vez está cheia de bolinhas vermelhas . E muitas delas vira feridas não sabemos mais aonde ir nem o que fazer. Poderia me dar uma luz.obrigado

    • Reply
      Dra. Ciciane Marten 3 de novembro de 2016 at 19:15

      Olá Jidalva!!

      Tudo bem?? Esses pequenos já desde filhotes podem desenvolver quadros pruriginosos! O certo é procurar um especialista para avaliar as lesões e buscar a origem dessas feridinhas!!!

      Atenciosamente,

      Dr.ª Ciciane Marten

      • Reply
        JIDALVA GOMES DA SILVA 3 de novembro de 2016 at 21:19

        Obrigado Doutora por sua atenção, Qual especialista devo procurar? Ela fez outro exame para saber se é algum tipo de sarna mas não foi diagnosticado nada. Muito obrigado mais uma vez DEUS abençõe.

        • Dra. Ciciane Marten 23 de janeiro de 2017 at 19:25

          Um dermatologista veterinário irá lhe ajudar!!!

  2. Reply
    Domingos M. Filho 6 de junho de 2017 at 17:29

    Boa tarde, tenho uma pastora malinois de 3 anos, ela fica com as almofadas da pata em carne viva, não todos os dedos, e tambem sempre alterna as patas, ou seja sara uma daí uns dias começa na outra, e tambem entre os dedos fica bem vermelho com um espécie de suor ou secreção transparente entre os dedos, isso pode ser demodécica?, como devo tratar?

    • Reply
      Dra. Ciciane Marten 12 de junho de 2017 at 21:34

      Vamos agendar uma consulta para avaliar o porquê deste comportamento.

  3. Reply
    Nivia 14 de novembro de 2017 at 16:48

    Oi meu cachorro tem seis meses lavrador tem 15 dias comecou a corsar ferir e a casa dele ta toda ferida por favor me ajude usei mata cura n to vendo melhora ??

    • Reply
      wdsfernandes 21 de novembro de 2017 at 15:01

      Oi Nívia,
      Infelizmente não é possível passar um tratamento sem analisar o bichinho, é muito perigoso a medicação sem um diagnóstico aprofundado e orientação profissional. Procure um profissional de sua confiança para solucionar esse problema 🙂

    Comente