Hipotireoidismo em cães: sintomas e tratamento - Bichinho Amigo

Hipotireoidismo em cães: sintomas e tratamento

O hipotireoidismo é uma alteração na glândula tireoide – que fica na área do pescoço e é responsável por diversas funções no organismo de humanos e animais, entre elas a de regular o metabolismo. Ou seja, quando a tireoide não produz a quantidade necessária do hormônio Tiroxina temos um quadro de hipotireoidismo.

No artigo de hoje, você vai descobrir um pouco mais sobre a doença e conhecer detalhes do tratamento. Leia com atenção e, caso seu animalzinho apresente sinais de hipotireoidismo, procure a ajuda de um profissional da área Veterinária.

Quais os sintomas do hipotireoidismo em cães?

A doença é bastante comum em cães (e rara em gatos), facilitando quadros de perda de pelo e obesidade.  Além disso, o animal pode apresentar, apatia, diminuição do ritmo cardíaco, anemia, colesterol alto e sentir frio em excesso. Em casos mais graves, há risco de convulsões e doenças do coração.

Como os sintomas do hipotireoidismo em cães são muito parecidos com os de outras doenças, é preciso buscar ajuda de uma profissional da Veterinária. Apenas a partir de exames clínicos será possível fazer um diagnóstico e prescrever o tratamento mais adequado para o caso.

Como é feito o tratamento do hipotireoidismo em cães?

O tratamento do hipotireoidismo em cães é contínuo, mas bastante simples. Normalmente, é preciso apenas ministrar diariamente as doses de hormônios sintéticos prescritas pelo Veterinário.

Mas fique atento a algo muito importante: a dosagem e a frequência da medicação só podem ser indicadas por um profissional, que faz isso levando em conta diversos aspectos do paciente, como peso e idade, e a partir de exames detalhados.

Uma vez iniciado o tratamento com os hormônios, eles deverão ser ministrados para o resto da vida do animal. Sendo assim, é necessário muito comprometimento do proprietário para que seu amigo canino permaneça o mais saudável possível.

Há como prevenir o cão da doença?

Infelizmente, não há formas de prevenir o hipotireoidismo em cães. A doença pode se desenvolver por conta de fatores genéticos ou a partir de tumores.

Há raças mais suscetíveis ao hipotireoidismo?

Sim, algumas raças estão mais pré-dispostas. São elas: Golden Retriever, Dobermann, Setter irlandês, Boxer, Coker Spaniel e Dachshund.

Espero ter lhe ajudado a desvendar um pouco do hipotireoidismo em cães. Se seu amigo de quatro patas estiver passando pelo problema e você ainda tem dúvidas, não hesite em perguntar nos comentários!

Será um prazer ajudá-los!

E aproveite para ler o post sobre outra doença bastante comum em cães e gatos, mas perfeitamente tratável: a sarna sarcóptica

Abraços.

The following two tabs change content below.
Doutora Ciciane Marten Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.

Deixe seu comentário abaixo

      Comente