Proteja cães e gatos da dermatofitose - Bichinho Amigo

Proteja cães e gatos da dermatofitose

Você já ouviu falar de dermatofitose? Talvez não a conheça pelo nome, mas ela é bastante corriqueira entre os pets.

A dermatofitose é uma doença de pele causada por fungos, que se aproveitam quando o sistema imunológico do animal está vulnerável para se instalarem. Por isso, ela é mais comum em filhotes, que ainda estão desenvolvendo seus anticorpos, idosos e bichinhos que já estejam passando por alguma enfermidade.

A doença ocorre tanto em cães quanto em gatos. E, além disso, é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida também para seres humanos.

A seguir, descubra quais as principais causas, sintomas e como é feito o tratamento da dermatofitose. E lembre-se: fique de olho na saúde do seu pet!

O que causa a dermatofitose?

A dermatofitose é causada por fungos do tipo ceratinofílico, que se proliferam especialmente em ambientes quentes e úmidos. E a contaminação ocorre por contato direto com outros animais infectados.

Quais os principais sintomas da dermatofitose?

Os sintomas da dermatofitose são facilmente identificados. Entre os principais estão a perda de pelo em formato circular, coceira intensa, vermelhidão e feridas na pele. As áreas mais comumente atingidas são: orelhas, patas e cauda. No entanto, a doença pode atingir outras áreas.

E por conta das lesões já citadas, o animal pode também ter dores nos locais afetados e, consequentemente, apresentar estresse e apatia.

Como prevenir o animal da doença?

A limpeza e a secagem do pelo do animal são fundamentais para combater os fungos. É também importante mantê-lo longe de animais infectados. Assim, se você tem mais de um bichinho e um deles está contaminado, é preciso isolá-lo dos demais.

E como é feito o tratamento da dermatofitose?

Normalmente, o tratamento é feito com medicamentos antifúngicos (via oral ou direto na pele). Podem ser usados ainda antibióticos e anti-inflamatórios.

Aproveito para ressaltar que o diagnóstico e o tratamento corretos só poderão ser indicados por um profissional da área Veterinária, a partir de uma série de exames clínicos.

A doença é contagiosa?

Sim, trata-se de uma zoonose. O contato direto com o animal infectado pode contaminar também seres humanos. Por isso, proteja-se ao tratar com o bichinho para evitar a proliferação dos fungos.

Gostou no artigo sobre dermatofitose? Espero que tenha lhe ajudado a esclarecer possíveis dúvidas. Se precisa saber mais, deixe seu comentário!

E aproveite para ler também o texto sobre outra temida zoonose: a sarna sarcóptica.

Obrigada pela visita e abraços!

The following two tabs change content below.
Doutora Ciciane Marten Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.

Deixe seu comentário abaixo

      Comente