Alergia alimentar em cães e gatos [guia completo + tratamento + orientações] - Bichinho Amigo

Alergia alimentar em cães e gatos [guia completo + tratamento + orientações]

 

Sinônimos: dermatite trofoalérgica

 

Hoje iremos conversar sobre as alergias alimentares, em que para um a dez por cento dos cães que sofrem de problemas de pele, a causa é de origem alimentar. As alergias alimentares são uma causa comum de doenças dermatológicas, envolvendo o sistema imunológico do paciente.

 

O que é alergia alimentar?

Com os nossos bichinhos amigos vivendo atualmente muito mais em ambientes intradomiciliares do que extradomiciliares, eles estão sendo expostos, além da ração, de petiscos, frutinhas, legumes, guloseimas e outras fontes de proteína e carboidratos.

Para alguns animais “essas” novas formas de alimentação podem levar a uma reação do organismo contra a determinado alimento e a resposta dessa agressão é a coceira na pele. Em alguns casos, a alergia alimentar pode trazer sintomas mais graves ou até o paciente apresentar a anafilaxia (reação alérgica aguda e grave).

 

Alergia alimentar é a mesma coisa que intolerância alimentar?

É muito confundido que alergia alimentar e intolerância alimentar são as mesmas coisas, porém intolerância alimentar é menos grave que uma alergia e não envolve o sistema imunológico.

 

Quais são os sintomas de alergia alimentar em cães e gatos?

O principal sintoma da alergia alimentar é a coceira que pode ser localizada ou generalizada. Os locais que geralmente os cães coçam são o focinho, axilas, patas, orelhas, barriga, região anal e genital. Além da coceira na pele, o cão pode apresentar sintomas gastrointestinais como cólicas, vômitos e diarreia intermitente (alguns dias com diarreia e outros dias com fezes normais).

Com a cronicidade da doença e sem o tratamento adequado, a pele pode começar a ficar espessa (hiperqueratose), avermelhada ou com manchas escuras (hiperpigmentação), bolinhas vermelhas ou com pús (piodermite), descamação e infecções de orelha (otite).

 

Nos gatos as lesões pela coceira podem ser mais comumente observadas em regiões cervical, abdome e membros posteriores.

Cão com pavilhão auricular irritado, sinal clínico comum de paciente com alergia alimentar.

 

 

Como posso saber se meu cão possui alergia alimentar?

 

O primeiro passo para saber se o seu bichinho amigo possui alergia alimentar é procurar um profissional veterinário que trabalhe com dermatologia.

A consulta será primeiramente para descartar ou diminuir outras causas de alergia nos pacientes como alergia a picada de pulgas, sarna sarcóptica, piodermites.

A conversa (anamnese) com o proprietário geralmente é um pouco mais longa para o médico veterinário obter o perfil alimentício do paciente, hora que se alimenta, horário de alimentação dos tutores, rotina do paciente em relação a banhos, passeios, etc.

Além dos exames mais rotineiros como hemograma, raspado cutâneo, citologia, hoje temos para auxiliar no diagnóstico das alergias alimentares os testes PRICK test e PATCH test.

 

PRICK test

É chamado de Prick Test ou teste de puntura. É um método que consiste em detectar quais alérgenos (alimentares) que podem induzir a uma reação alérgica e que o indivíduo é sensível.

 

Prick test em cão com alergia a ácaros.

Prick test em cão com alergia.

 

PATCH test

O teste de contato é realizado diretamente na pele do paciente e consiste em colocar as substancias específicas em contato com a pele, provocando uma exposição do paciente ao alérgeno e produzindo áreas de dermatite, ou seja, funciona como um teste de provocação ao contatante. É realizado em três etapas: num primeiro momento, 48 horas depois e 96 horas depois. Ao término das 96 horas é possível fornecer um laudo.

Ambos os teste são extremamente seguros, feitos em consultório veterinário, o paciente não precisa estar em jejum ou ser anestesiado.

 

Meu bichinho amigo foi diagnosticado com alergia alimentar, o que faço agora?

 

Após o diagnóstico do paciente com alergia alimentar é montar um plano alimentar específico para o paciente. Portanto cada paciente é um caso e o que funciona para um pode não funcionar para outro.

 

 

Alergia alimentar em cães como tratar?

 

Além da mudança da dieta do paciente podem ser incluídos no tratamento medicamentos antipruriginosos, shampoos e loções hidratantes.

 

 

Ração hipoalergênica ajuda?

 

As rações hipoalergenicas do mercado são de grande ajuda para pacientes com alergia alimentar. O correto é procurar um médico veterinário para indicar qual a melhor opção para o seu bichinho amigo, visto que as fontes proteicas devem ser inéditas.

 

 

Para ajudar a entender a Alergia Alimentar fiz um vídeo. Clique aqui para assisti-lo!

 

 

 

The following two tabs change content below.
Doutora Ciciane Marten Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.

Deixe seu comentário abaixo

      Comente