Seu bichinho amigo lhe acompanha há muitos anos? Está velhinho e precisando de cuidados específicos? Então chegou a hora de saber como cuidar de um cachorro idoso!
Avanços científicos que melhoraram a saúde humana permitiram também muitos progressos na Medicina Veterinária. Com isso, houve o aumento da expectativa de vida dos nossos animais de estimação, especialmente os cães.
O que é um cachorro idoso?
São considerados pacientes velhinhos (geriátricos) os cães que completaram 75% da expectativa de vida relacionada ao padrão racial.
Desta forma, podemos dizer que:
- Cães de pequeno porte (com peso até 9 kg) são considerados pacientes geriátricos quando estão entre 9 e 13 anos de idade.
- Cães de porte médio (com peso entre 9,5 kg a 22,5 kg), entre 9 e 11, 5 anos.
- Cães de grande porte (pesando entre 23 a 40,5 kg), entre 7,5 e 10,5 anos.
- Cães de raças gigantes (peso superior a 40 kg), a partir dos seis anos.
Assim, cães de grande porte têm uma expectativa de vida menor em relação aos cães de pequeno porte.
Essa particularidade é causada pela seleção artificial (reprodução em canil), que eleva as taxas de crescimento dos animais, gerando indivíduos mais sensíveis e predispostos a desenvolverem doenças que afetam sua sobrevida.
E como tratar um cachorro idoso?
Nossos bichinhos amigos que já apresentam idade compatível com a geriatria podem iniciar um programa de avaliação (check-up) preventivo. As consultas podem ser realizadas a cada seis meses, dependendo do caso/sanidade do bichinho.
As visitas ao Veterinário têm como objetivo averiguar possíveis doenças ou lesões em órgãos que podem, ao longo do tempo, tornarem-se doenças.
Com o avanço da idade ocorre uma redução gradual de todas as funções fisiológicas e as capacidades funcionais de diversos órgãos ficam reduzidas. As alterações irreversíveis do envelhecimento podem ser aceleradas pelos efeitos de alguma determinada doença, pelo estresse, má nutrição, sedentarismo, genética e ambiente.
Portanto, é um desafio identificar e avaliar as várias disfunções orgânicas do paciente idoso antes da observação de sinais clínicos óbvios.
A recompensa de realizar os check-ups regulares é promover uma excelente qualidade de vida para o bichinho amigo. Esse simples cuidado preventivo permitirá alongar de maneira saudável o tempo do animalzinho junto do seu proprietário.
Tem cachorro idoso e ainda está com dúvidas? Não hesite, deixe sua pergunta nos comentários!
Abraços!
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Sintomas da Dermatite Atópica [sinais clínicos + diagnóstico] - 21 de novembro de 2017
- #vídeo1: Descubra tudo sobre Dermatite Atópica e Coceira em Cães e Gatos - 12 de novembro de 2017
- Dermatite atópica em cães [guia completo + tratamento + orientações] - 16 de agosto de 2017