Dermatite solar: nariz de outra cor pode ser indício da doença

Nariz de outra cor? Indício de dermatite solar!

Há diversas doenças que afetam o plano nasal (nariz) do nossos bichinhos. Algumas se desenvolvem a partir de infecções fúngicas ou bacterianas, mas outras podem ter o clima como vilão Éé o caso da dermatite solar, que é causada pela exposição excessiva aos raios solares.

Como o animal desenvolve a dermatite solar?

Ao expor o animal excessivamente ao sol, áreas mais sensíveis, como é o caso do focinho,  desenvolvem  um processo inflamatório que pode se espalhar pelo corpo e evoluir para quadros mais graves, com a despigmentação da cor e o surgimento de feridas.

Quais os principais sintomas da doença?

Além despigmentação, a área nasal do animal pode apresentar crostas (casquinhas), perda de pelo e  infecções secundárias.

E como proteger meu pet?

Assim como para humanos, é importante evitar a exposição excessiva do bichinho aos raios solares, especialmente em horários de maior incidência. Você pode ainda fazer uso de um protetor solar potente e específicos para animais.

Há raças predispostas à dermatite solar?

Sim. Por questões genéticas, algumas raças são mais suscetíveis. São elas:

– Husky Siberiano

– Akita

– Collie

– Pastor Alemão

O diagnóstico da dermatite solar é realizado por um Veterinário, colhendo amostras para exames clínicos. Da mesma forma, é esse profissional, a partir do resultado dos exames, quem indicará  o tratamento  mais adequado.

Se está com dúvidas sobre a dermatite solar, deixe sua pergunta nos comentários! Será um prazer lhe ajudar!

Abraços.

The following two tabs change content below.
Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.

Deixe seu comentário abaixo

      Comente