O aumento da expectativa humana com o passar dos anos proporcionou o aumento da expectativa de vida dos cães pelo avanço da medicina veterinária.
Com esse aumento da expectativa e mudança no estilo de vida dos animais (hoje muitos vivendo em ambientes internos) algumas doenças têm desafiado o sistema imunológico, como as doenças alérgicas.
A imunoterapia tem se mostrado como uma ferramenta de excelência no tratamento das doenças alérgicas, permitindo que o paciente desenvolva um sistema imunológico resistente aos fatores alérgicos e liberando-os da dependência de medicações para o resto da vida.
No texto abaixo você encontrará as principais informações de forma sintetizada sobre o que é a imunoterapia.
O que é imunoterapia?
A imunoterapia é um tratamento que capacita o sistema imunológico a tolerar os alérgenos que o cão é sensível, tornando-o alérgico.
Os alérgenos mais comumente que podem desencadear doenças alérgicas e pruriginosas (coceira) nos cães são: bactérias, fungos, ácaros, pólens, gramíneas e alimentos.
O que é alergia?
Alergia é uma reação exacerbada do sistema imunológico, com a formação de anticorpos de uma determinada classe de proteínas, chamada de imunoglobulinas E (IgE).
Como funciona a imunoterapia em cães?
A imunoterapia é utilizada para o tratamento das doenças alérgicas e pruriginosas nos cães, principalmente para a Dermatite atópica canina.
Primeiramente, são realizados os testes alérgicos (prick test, patch test, intradérmico ou sorológico) para descobrir quais alérgenos que o cão é sensível (e que desencadeia os sintomas da doença).
As vacinas imunoterápicas são formuladas após o resultado do teste. Elas não existem prontas para a compra em farmácias, pois são prescritas de acordo com a necessidade de cada cão.
Podem ser administradas diariamente, semanalmente e/ou mensalmente (de acordo com a prescrição do médico veterinário). A via de administração pode ser oral (sublingual) ou dérmica (subcutânea).
Junto com a imunoterapia podem ser utilizadas outras medicações.
Para relembrar o que é Dematite atópica canina, clique aqui:
http://bichinhoamigo.com.br/dermatite-atopica-em-cachorros/
Testes alérgicos
Os testes alérgicos são realizados para descobrir quais alérgenos que desencadeiam a coceira nos cães.
Tipos:
1) Prick test: também chamado teste de puntura. É um método “in vivo” que consiste em detectar quais alérgenos que o cão é sensível. É realizado na região toracodorsal do cão e não necessita de anestesia para a realização.
2) Patch test: teste realizado para descobrir se o paciente é alérgico a alimentos. Também é realizado na região toracodorsal e não necessita de anestesia para a realização.
3) Teste intradérmico: neste teste o alérgeno é injetado intradermicamente e se observará a resposta na pele do paciente.
4) Teste sorológico: teste realizado através de coleta sanguínea. A quantidade de anticorpos IgE será quantificada pelo laboratório.
Benefícios da imunoterapia para os cães
A imunoterapia é extremamente benéfica para o tratamento da Dermatite atópica canina, pois o cão apresenta uma resposta imune diferenciada para o alérgeno que desencadeia a coceira.
As vacinas de imunoterapia provocam a diminuição dos sintomas da Dermatite Atópica Canina, permitindo que o cão tenha qualidade de vida e diminuição da dependência de medicações (antibióticos, corticoides) para diminuição da coceira.
Cães que forem diagnosticados precocemente para a dermatite atopica canina e iniciarem o tratamento com a imunoterapia serão beneficiados com qualidade de vida e controle da doença por toda a vida.
Qual o tempo de duração da Imunoterapia em cães?
O tempo de duração do tratamento com imunoterapia é de acordo com a resposta do paciente, com dados relatados de grande melhora (acima de 70%) com quatro meses de tratamento.
O tratamento com as vacinas pode ser feito em casa?
O tratamento com as vacinas imunoterápicas podem ser realizadas em casa. Devem ser mantidas em refrigeração e se o paciente está realizando a terapia sublingual, após a aplicação não pode se alimentar e ingerir água por durante 15 minutos.
Qualquer observação de efeito colateral (são raros) deve ser procurado o médico veterinário.
Existe contra indicação da Imunoterapia?
A imunoterapia é uma medicação segura, porém é contra indicada para pacientes com imunodeficiências.
Preço do tratamento com a Imunoterapia
O preço da imunoterapia será conforme o resultado do teste alérgico. Em média os valores ficam entre 300 a 1000 reais.
É possível que o meu cão não responda a Imunoterapia?
É possível que o cão não responda ao tratamento de forma esperada,as pesquisas tem demonstrado que uma pequena parcela de cães (25-40%) não respondem satisfatoriamente as vacinas.
Contudo, antes de atestar que a vacina não está funcionando, é necessário observar e analisar se o cão não está apresentando outra doença que possa estar desencadeando a coceira.
Se desejar maiores informações ou tirar dúvidas a respeito da imunoterapia para o tratamento da Dermatite Atopica Canina, entre em contato pelo e-mail ciciane@bichinhoamigo.com.br
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Por que levar meu bichinho num veterinário dermatologista? - 5 de agosto de 2019
- Meu cachorro tem caspa! E agora?! - 12 de junho de 2019
- Entendendo a Leishmaniose canina [o que é, sintomas, diagnóstico e prevenção] - 13 de maio de 2019