Muito escuto de proprietários nas consultas ou nos bate papos do dia-a-dia que desconhecem o serviço de dermatologia na medicina veterinária e me perguntam quando devem procurar um médico veterinário desta área?
Hoje escrevo para apresentar o que um médico veterinário dermatologista pode contribuir na saúde de seu bichinho, como podemos prevenir problemas e ganhar saúde e bem-estar!
A medicina veterinária concomitantemente com a medicina tem priorizado realizar uma medicina mais específica, mais pontual frente aos diversos sistemas que compõem um corpo animal e humano. Apesar de tentarmos segmentar o corpo, defendo sempre a ideia de avaliar um organismo como um todo, de forma única e não generalizar.
A pele é um órgão extremamente importante – com particularidades em cada espécie – que, às vezes, é negligenciada ou pouco abordada nas consultas clínicas. Por isso, é importante lembrar que uma pequena alteração na pele do animal pode ser reflexo de um desequilíbrio em seu organismo e ser o aviso de doenças graves.
A área de dermatologia veterinária foca nas enfermidades que acometem a pele e seus anexos como unhas e pelos. A orelha também faz parte deste segmento, desde a parte externa como os condutos até a parte interna (no crânio). As enfermidades que acometem a pele de forma direta ou indireta devem ser tratadas por um especialista na área de dermatologia. Um exemplo é a alergia alimentar, uma doença alérgica que agride o sistema gastroentérico e os sinais clínicos são coceira na pele de um cão. Um médico veterinário dermatologista é o profissional que irá realizar o diagnóstico e tratamento para esta enfermidade.
De forma didática, podemos listar algumas situações que o médico veterinário dermatologista pode ser procurado por um tutor:
– doenças por parasitas na pele (sarnas, pulgas e piolhos)
– infecções nos condutos auditivos
– nódulos e / ou erupções na pele
– perda de pelos
– pelo sem brilho
– crescimento alterado das unhas
– caspas nos pelos
– alterações no nariz
– coceiras
A pele é o espelho do interno do organismo. Se alguma coisa não está bem, a pele irá refletir. Procure junto com o médico veterinário clínico geral seu de confiança um profissional dermatologista para agregar saúde de qualidade e bem-estar ao seu bichinho.
Se tiver mais alguma dúvida pode escrever nos comentários!
Abraços
Dr.ª Ciciane Marten
Dermatologia e Alergologia Veterinária
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Por que levar meu bichinho num veterinário dermatologista? - 5 de agosto de 2019
- Meu cachorro tem caspa! E agora?! - 12 de junho de 2019
- Entendendo a Leishmaniose canina [o que é, sintomas, diagnóstico e prevenção] - 13 de maio de 2019