Nossos bichinhos amigos às vezes nos tiram do sério com tantos pelos no chão da casa! Mas não adianta reclamar, porque a queda de pelos em cães é absolutamente normal.
Fisiologicamente, o pelo apresenta quatro ciclos para renovação e ao menos duas vezes ao ano ocorre uma substituição total da pelagem, que está relacionada com a temperatura (inverno/verão). No entanto, é preciso ficar atento ao excesso, que pode indicar alguma doença.
Confira as principais causas da queda de pelos em cães e como evitá-las:
em CAMPINAS e INDAIATUBA – Agende uma Consulta com a Dra. Ciciane Marten
1) Pelo sem brilho, áspero e com falhas
Nessa situação, deve-se buscar um profissional veterinário para uma avaliação minuciosa do paciente. É preciso identificar a causa do problema, que pode ser desde pulgas e carrapato até distúrbios mais sérios, como tumores, anemias e doenças endócrinas). Somente com exames e checagem sanguínea será possível fazer um o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
2) Fêmea no pós-parto
As fêmeas em amamentação também podem apresentar queda de pelo. Essa é uma resposta fisiológica, já que nesse período o organismo está concentrado em produzir um leite rico em nutrientes para os filhotes. Por isso, durante amamentação, é imprescindível que a mamãe seja alimentada com rações super premium.
3) Mudanças, viagens ou perda do dono
Eventos que interfiram no comportamento do cão são grandes responsáveis pela queda de pelos em cães. Avaliar cada situação com um profissional veterinário será a chave do tratamento para a melhora do animal e diminuição dos níveis de hormônios como cortisol, responsáveis pelos níveis de estresse no organismo.
4) Alimentação errada
Uma alimentação pobre em proteínas, minerais e vitaminas resulta em um pelo deficiente e o ciclo de renovação do pelo será prejudicado. A escolha por rações premium e super premium, de acordo com a idade do cão (filhote, adulto ou sênior), são importantes para o equilíbrio dos nutrientes corretos para o bichinho.
5) Banhos em excesso
Banhos em excesso com shampoos de muitos componentes químicos e perfumes podem desencadear problemas na pele e no pelo do bichinho. Produtos específicos para o banho de cães e gatos ou formulações específicas são ideais para eles.
Minha dica para tratara queda de pelos em cães
Em minhas consultas gosto de adicionar alguns fitoterápicos para tratar a queda de pelos em cães. Faço formulações conforme o quadro clínico de cada paciente. No geral, os fitoterápicos têm apresentado bons resultados na manutenção da qualidade da pelagem dos pacientes.
Ainda tem dúvidas sobre queda de pelos cães? Deixe seu comentário!
Clique aqui para saber mais sobre meu trabalho
Clique aqui para curtir a página do Bichinho Amigo no Facebook
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Sintomas da Dermatite Atópica [sinais clínicos + diagnóstico] - 21 de novembro de 2017
- #vídeo1: Descubra tudo sobre Dermatite Atópica e Coceira em Cães e Gatos - 12 de novembro de 2017
- Dermatite atópica em cães [guia completo + tratamento + orientações] - 16 de agosto de 2017