Você já deve ter percebido que muitas doenças que afetam humanos também atingem os animais, não é mesmo? Pois o diabetes é mais uma delas. O diabetes em cães é muito comum e o tratamento é simples. Contudo, os cuidados são constantes e requerem comprometimento do proprietário.
Cientificamente chamado de diabetes mellitus, a doença se caracteriza pela produção insuficiente de insulina ou seu processamento incorreto. A insulina é o hormônio que reduz a taxa de glicose no sangue e, sem ela, o organismo não funciona direito.
E lembre-se: o diagnóstico do diabetes em cães só pode ser feito por um Veterinário, a partir de exames clínicos. Da mesma forma, esse profissional indicará o tratamento mais adequado.
Quais as causas do diabetes em cães?
O diabetes em cães pode ser causado por uma série de fatores. Além da predisposição genética, a doença pode ser desencadeada por infecções, alguns tipos de medicamentos, obesidade ou disfunções no pâncreas. A enfermidade é mais comum em cães idosos e fêmeas não castradas, mas qualquer animal pode desenvolvê-la.
E quais os sintomas?
No geral, o animal sente muita fome, come bem, mas apresenta perda de peso. Ou, ao contrário, torna-se obeso. Normalmente, o bichinho tem também muita sede e excesso de urina. Em casos avançados, pode ter fraqueza e vômitos.
E como algumas doenças aparecem em consequência do diabetes, o cão pode desenvolver ainda catarata, infecções urinárias, hipotireoidismo, pancreatite e até mesmo câncer.
Como é o tratamento?
O diabetes em cães não tem cura, mas pode ser controlado com o tratamento adequado para cada caso. Em geral, é importante que o animal passe a se exercitar regularmente, com caminhadas diárias, e tenha uma alimentação controlada, com porções e horários regrados.
A aplicação de insulina (injeções) só poderá ser prescrita por um Veterinário, que indicará seu tipo e a dosagem. Como o tratamento da doença requer acompanhamento constante, o profissional também irá ensinar ao proprietário como realizar o procedimento em casa da forma correta.
Espero que o artigo sobre diabetes em cães tenha sido esclarecedor. Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em perguntar nos comentários!
Confira também o post sobre intoxicação alimentar em cães e gatos.
Abraços Dra. Ciciane
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Por que levar meu bichinho num veterinário dermatologista? - 5 de agosto de 2019
- Meu cachorro tem caspa! E agora?! - 12 de junho de 2019
- Entendendo a Leishmaniose canina [o que é, sintomas, diagnóstico e prevenção] - 13 de maio de 2019