Como acontece com humanos, também há doenças de pele em cachorros. E a qualidade de vida dos nossos amigos de quatro patas cai consideravelmente quando eles sofrem de alergias, seborreias e outras enfermidades do tipo.
No entanto, essas doenças são tratáveis e, na maioria dos casos, não deixam sequelas graves. De qualquer maneira, é importante estar sempre ligado no comportamento do seu bichinho.
Ele anda se coçando muito? Está deprimido? Tem falta de apetite? Esses sintomas podem indicar uma doença de pele e causar muito sofrimento para o pet.
Enumero no artigo de hoje as principais doenças de pele em cachorros e as maneiras de identificá-las. A partir disso, não esqueça, é preciso procurar a ajuda de um dermatologista veterinário para encaminhar o melhor tratamento.
Confira as quatro principais doenças de pele em cachorros.
Alergias
São, de longe, a principal causa de visitas ao veterinário. Afinal, podem ser desencadeadas de diversas formas. Uma reação alérgica pode começar com uma picada de um inseto, como a pulga, por exemplo. Pode se dar pela ingestão de determinados alimentos. Pelo contato com pólen, bolor ou poeira. Ou, ainda, pelo contato com substâncias químicas presentes em cosméticos.
As alergias causam coceira e vermelhidão na pele. Mas, podem também provocar inchaços pelo corpo e erupções.
Micoses
As micoses são ocasionadas por fungos e causam coceira e manchas vermelhas na pele. Mais comumente, atingem animais jovens (até um ano de idade), com o sistema imunológico em formação.
Os microrganismos causadores das micoses, que vivem no solo, em objetos contaminados ou em outros animais, se desenvolvem em locais com pouca umidade ou mal higienizados.
Sarnas
Causada por ácaros, a sarna é uma infecção na pele e tem dois tipos mais recorrentes: a sarcóptica (escabiose) ou demodécia (sarna negra). A primeira pode ser transmitida entre animais e também para o ser humano, já a última não é transmissível no contado direto com o animal infectado e tem fatores genéticos.
A sarna sarcóptica causa queda de pelos, coceira, vermelhidão e crostas na pele. A sarna demodécia provoca lesões mais graves, não podendo ser totalmente curada, apenas controlada.
Há ainda a sarna otodécida, ou sarna de ouvido, que é transmitida entre cães e gatos pelo contato direto. Ela afeta, como já diz o nome, a superfície do ouvido do animal, causando intensa coceira.
Problemas hormonais
Algumas vezes, o problema dermatológico do animal pode ser causado por desequilíbrio hormonal. Os mais recorrentes são hipotireoidismo (diminuição da atividade das glândulas tireoides) e hiperadrenocorticismo (aumento da atividade das glândulas suprarrenais). E ambas são mais comuns em cachorros de idade avançada.
As enfermidades deste tipo são mais difíceis de serem diagnosticadas, mas o animal quase sempre apresenta alteração da cor da pele, ressecamento, seborreia e queda de pelos.
Ficou com dúvidas sobre as doenças de pele em cachorros? Deixe sua mensagem nos comentários!
Últimos posts deDra. Ciciane Marten (Veja todos)
- Por que levar meu bichinho num veterinário dermatologista? - 5 de agosto de 2019
- Meu cachorro tem caspa! E agora?! - 12 de junho de 2019
- Entendendo a Leishmaniose canina [o que é, sintomas, diagnóstico e prevenção] - 13 de maio de 2019
Minha gata fica se lambendo todo tempo e fica sem pelo na região,já fiz exames para fungos e deu negativo.não sei mais o q fazer dixo ela com cone o tempo todo só para ela nao tirar os pelos e a cachorra tbm está do msm jeito disseram que é estresse por favor me ajudem já gastei muito e sem resultados obrigada.
Prezada Silvana, sua gatinha pode estar apresentando alguma doença alérgica!! Procure um médico veterinário dermatologista para deixar sua gatinha com ótima qualidade de vida!
Minha cachorrinha esta com bolinhas nas costas nao sei se foi alergia do shampoo ou algo do tipo