Otite canina: cuide bem dos ouvidos do seu animal - Bichinho Amigo

Otite canina: cuide bem dos ouvidos do seu animal

Você já teve otite, a famosa dor de ouvido? Se sim, sabe bem o desconforto que ela provoca. Pois saiba que seu pet também pode sofrer desse mal. A otite canina é uma severa inflamação no conduto auditivo, que afeta principalmente cães de orelhas grandes, como Cocker Spaniel e Basset.

Se não tratada a tempo e de forma adequada, a doença pode deixar sequelas neurológicas ou, em casos mais graves, causar surdez no animal. O diagnóstico e o tratamento para a otite canina só podem ser realizados por um profissional da área Veterinária. Por isso, nada de colocar receitas caseiras “milagrosas” no ouvido do seu bichinho.

O artigo de hoje é, justamente, para lhe ajudar a identificar a doença e acabar com as dúvidas sobre prevenção e tratamento. Confira!

 

Caso prefira, preparamos um vídeo com mais detalhes sobre o assunto:

 

O que causa otite canina?

Há diversos fatores que podem desencadear uma otite em cães e afetar partes diferentes da região auricular. Os principais causadores da doença são fungos, bactérias, parasitas, excesso de cera, alergias, tumores, questões hormonais e traumas. Há ainda aqueles bichinhos que têm predisposição genética para a enfermidade.

Cães de orelhas compridas e peludas, como Cocker Spaniel, Basset, Labrador e Dachshund, são mais propensos à doença por conta da umidade retira no local.

 

Quais os sintomas da doença?

É muito comum que o cachorro com otite tenha forte coceira nas orelhas e comece a esfregá-las nas patas, no chão ou até em móveis. Com isso, muitos bichinhos acabam causando ferimentos na região.

O animal pode, ainda, apresentar secreções de cor amarelada ou com pus, além de vermelhidão, inchaço e cheiro forte nas orelhas.

 

Como é feito o tratamento?

A escolha do remédio para otite canina vai depender do seu fator causador, da região afetada e do estágio da doença. No entanto, no geral, o tratamento é feito com a limpeza profunda no conduto auricular e o uso de antibióticos e anti-inflamatórios prescritos por um profissional da Veterinária.

Reforço aqui: de maneira alguma coloque soluções caseiras no ouvido do seu cãozinho. Isso pode causar ainda mais danos ao sistema auditivo. Qualquer procedimento deve ser feito ou indicado por um especialista. Afinal, todo cuidado é pouco com seu amigo de quatro patas, certo?

 

E como prevenir a otite canina?

A melhor maneira de prevenir a otite canina é higienizando corretamente e de forma regular as orelhas do seu animal. Uma vez por semana, com um algodão embebido em solução de limpeza, já é o suficiente. Essa solução pode ser adquirida em lojas especializadas. Já falamos sobre a maneira correta de limpar orelha de cachorro em outro artigo.

A otite canina causa muita dor e incômodo aos cães. Siga as orientações de higiene e, ao sinal de qualquer alteração, procure um v­­­­eterinário de confiança. Se ainda estiver com dúvidas, deixe sua mensagem nos comentários!

The following two tabs change content below.
Doutora Ciciane Marten Médica Veterinária, Clínica e Dermatologista.

Deixe seu comentário abaixo

      Comente